Geral - PNLD 2023 | Objeto 3 - Landing Page

PNLD 2023

Objeto 3

Obras Literárias

Sou de verdade
Para onde me levam os meus pés?
Sem-no e Jorge
O reciclador de palavras

Sou de Verdade - PNLD 2023 | Objeto 3 - Landing Page

PNLD 2023

Objeto 3

Sou de Verdade

De Márcia Misawa
e Ricardo Marcondes

Código da obra: 1101 P23 03 01 000 000

Meus pés - PNLD 2023 | Objeto 3 - Landing Page

PNLD 2023

Objeto 3

Para onde me levam
os meus pés?

De Cibele Lopresti Costa

Código da obra: 1036 P23 03 01 000 000

Sem-no - PNLD 2023 | Objeto 3 - Landing Page

PNLD 2023

Objeto 3

Sem-no e Jorge

De Fernandoapires

Código da obra: 1102 P23 03 02 000 000

Reciclador de Palavras - PNLD 2023 | Objeto 3 - Landing Page

PNLD 2023

Objeto 3

O reciclador
de palavras

De Barbara Parente

Código da obra: 1099 P23 03 02 000 000

PNLD 2023: Objeto 3 – Obras literárias

Sou de verdade; Para onde me levam os meus pés?; Sem-no e Jorge; O reciclador de palavras

PNLD 2023: Obras Literárias

Conheça as obras literárias da Palavras Projetos Editoriais aprovadas no PNLD 2023 — Objeto 3, voltadas aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

 

Há mais de 10 anos, a Palavras Projetos Editoriais produz conteúdos educacionais, agindo a favor de um mundo mais justo e igualitário. Mergulhada no universo do ensino, da aprendizagem e da formação de leitores, alimenta a imaginação, os sonhos, as ideias e os projetos de vida de seus leitores.

As publicações de literatura da Palavras estabelecem um permanente diálogo entre textos literários elaborados em diferentes lugares, valorizando a diversidade e as identidades culturais, para que distintas visões de mundo se preservem diante da homogeneização cultural do nosso tempo.

 

Desejamos, por esse caminho, auxiliar na construção de pontes que unam as crianças e os jovens ao universo transformador dos materiais de formação básica e dos livros de literatura.

 

Confira abaixo as obras aprovadas!

Saiba mais sobre as obras abaixo!

Barbara Cabral Parente, Carla Chagas
Cibele Lopresti Costa, Ianah Maia
Ricardo Marcondes, Marcia Misawa

Transforme sua sala de aula!

Entre em contato com nossa equipe e saiba como adotar as obras didáticas e literárias da Palavras em sua escola.

Sou de Verdade

Código da obra: 1101 P23 03 01 000 000

Em Sou de Verdade, acompanhamos um personagem que se sente o menino-urso mais feliz do mundo e que vive experiências com familiares e amigos, mas também sozinho. Nesse processo de autoconhecimento, o pequeno urso nos mostra que é preciso entender o que sentimos e buscar resolver nossos conflitos para cuidar melhor da gente e das pessoas à nossa volta.

 

O exercício do autoconhecimento, da empatia e da cooperação são importantes para o convívio entre as pessoas, para a ajuda mútua e para a construção de situações bacanas. Assim como nos mostra o personagem de Sou de Verdade, na caminhada da vida, é importante contar com a ajuda e o apoio de todos que nos rodeiam. 

Para onde me levam os meus pés?

Código da obra: 1036 P23 03 01 000 000

Já parou para pensar em tudo o que você já viveu com os seus pés? Quais foram os lugares mais legais onde eles já pisaram? Às vezes andamos tanto que os pés chegam a ficar cansados, não é mesmo?

 

Os pés crescem com a gente e participam de todas as nossas caminhadas, desde os primeiros passinhos. Também são eles que vão nos levar a novos lugares no futuro, quando a gente crescer ainda mais.

 

No livro Para onde me levam os meus pés?, descobrimos os muitos caminhos percorridos por uma menina muito curiosa e corajosa. Em todas essas aventuras, ela é guiada pelos pés. Desde criança até virar adulta, são os pés que a levam para passear por lugares agradáveis, descobrir novidades, enfrentar desafios, conhecer pessoas e ficar quietinha no sofá, consigo mesma.

Só que essa história é contada de um jeito diferente, não é? A menina parece estar expressando ideias mais profundas. Para entender o que ela quer dizer, precisamos pensar em algumas pistas deixadas pelas palavras e pelas imagens.

 

É como se o livro se transformasse em um verdadeiro desafio de caça ao tesouro. Quem conseguir decifrar as pistas encontrará os significados mais bonitos dessa história, que estão escondidos como um precioso tesouro. Por onde começamos a desvendar esses segredos?

Sem-no e Jorge

Código da obra: 1102 P23 03 02 000 000

Embarcar em uma história de aventura pode ser mesmo muito estimulante. A gente acompanha o personagem e quer saber o que acontece depois, e depois, e depois…

 

Assim é Sem-no e Jorge. A cada desafio enfrentado pela cadelinha, criamos expectativas e, muitas vezes, nos surpreendemos com o desfecho das situações.

Nessa narrativa, o autor Fernando A. Pires desperta o interesse dos leitores e nos convida a avançar cada vez mais nas aventuras de Sem-no. Divertida, esperta e solidária, a cadelinha é uma protagonista e tanto. Ela quer não apenas brincar, mas também ajudar seus colegas bichos. Pena que os humanos demoram a perceber isso!

 

Ao fim dessa jornada, nós também percebemos as coisas de outra maneira. A história nos leva a pensar sobre o que nos torna mais humanos, mais solidários. O que os animais dessa história nos ensinam?

O reciclador de palavras

Código da obra: 1099 P23 03 02 000 000

Quando deixou o Cariri, no Ceará, para buscar trabalho na cidade de São Paulo, Luiz viveu um grande choque. A paisagem, o clima, o barulho, o jeito das pessoas da cidade grande… tudo era muito diferente da vida que ele levava no sertão.

 

Nesse novo ambiente, Luiz vive muitas experiências, algumas delas bem difíceis. Conforme avançamos na leitura e conhecemos as impressões dele sobre a cidade, passamos a refletir também sobre o mundo natural e social à nossa volta. O espaço em que você vive é parecido com o que Luiz vê em São Paulo? Ou lembra mais o Cariri? O que tem de especial onde você vive?

Observando o espaço ao seu redor, Luiz teve uma ideia. Depois de ver tanto lixo pelas ruas, arrumou uma carroça e passou a trabalhar como catador de materiais recicláveis. Assim, podia garantir o seu sustento e ajudar no processo de reciclagem, que dá uma nova utilidade para itens que seriam descartados, como papéis, latas e garrafas.

 

Quando Luiz se depara com livros abandonados na lixeira, ele descobre um universo de criatividade e de imaginação. Suas leituras em voz alta passam a inspirar as crianças que moram na rua, com as quais Luiz também cria uma relação de afeto. Mesmo depois que ele vai embora, elas nunca mais voltam a ser as mesmas. 

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

Sala do Professor

A Sala do Professor da Palavras é um espaço de refúgio e acolhimento para você, colega professor, poder trocar e aprofundar conhecimentos sobre o ambiente escolar e a sala de aula. Você pode conferir os conteúdos abertos no Blog da Palavras, ou com um simples cadastro você consegue acessar os Materiais Formativos que preparamos para você.

Junte-se a nós e faça parte desse projeto de transformação!

Blog da Palavras

No Blog da Palavras, você encontra indicações de conteúdo, curiosidades, entrevistas, episódios do podcast Palavras em Sala de Aula e novidades da editora.

Dois títulos abordam conflitos da juventude e encontros com a diferença.
Quatro títulos apresentam diversidade literária para aos Anos Iniciais
Confira o panorama do ensino no país pelo levantamento divulgado no início de 2024!

Materiais Formativos

Conteúdos teóricos e práticos para apoiar o trabalho em sala de aula. Basta se cadastrar para acessá-los em qualquer dispositivo.

Série de textos abordam conceitos relevantes para professores do Ensino Fundamental.
Série de textos abordam conceitos relevantes para a sala de aula com base nas obras literárias da Palavras.
Confira textos acerca de leitura de imagens em livros infantis e juvenis.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.