Geral - PNLD 2024 | Objeto 3 - Landing Page

PNLD 2024

Objeto 3

Obras Literárias

O almanaque de Lia
O dragão da maldade e a donzela guerreira

Dragão da Maldade - PNLD 2024 | Objeto 3 - Landing Page

PNLD 2024

Objeto 3

O Dragão da Maldade e a Donzela Guerreira

De Marco Haurélio
e xilogravuras de Lucélia Borges

Código da obra: 0397 P24 03 01 000 000

Almanaque de Lia - PNLD 2024 | Objeto 3 - Landing Page

PNLD 2024

Objeto 3

O Almanaque de Lia

De Luís Dill

Código da obra: 0397 P24 03 01 000 000

PNLD 2024: Objeto 3 – Obras literárias

O almanaque de lia; O dragão da maldade e a donzela guerreira

PNLD 2024: Obras Literárias

Conheça as obras literárias da Palavras Projetos Editoriais aprovadas no PNLD 2024 — Objeto 3, voltadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental.

 

Há mais de 10 anos, a Palavras Projetos Editoriais produz conteúdos educacionais, agindo a favor de um mundo mais justo e igualitário. Mergulhada no universo do ensino, da aprendizagem e da formação de leitores, alimenta a imaginação, os sonhos, as ideias e os projetos de vida de seus leitores.

As publicações de literatura da Palavras estabelecem um permanente diálogo entre textos literários elaborados em diferentes lugares, valorizando a diversidade e as identidades culturais, para que distintas visões de mundo se preservem diante da homogeneização cultural do nosso tempo.

 

Desejamos, por esse caminho, auxiliar na construção de pontes que unam as crianças e os jovens ao universo transformador dos materiais de formação básica e dos livros de literatura.

 

Confira abaixo as obras aprovadas!

Saiba mais sobre as obras abaixo!

Luís Dill, Carla Chagas

Transforme sua sala de aula!

Entre em contato com nossa equipe e saiba como adotar as obras didáticas e literárias da Palavras em sua escola.

O Almanaque de Lia

Código da obra: 0398 P24 03 02 000 000

Podemos considerar O almanaque de Lia um romance contemporâneo. A obra reúne os elementos essenciais do gênero e traz algumas características especiais, por exemplo: polifonia, pois apresenta diferentes vozes narrativas; hibridismo, ao unir prosa, artes visuais, fotografias e letras de música; e polissemia e intertextualidade nos vários assuntos que dialogam e se cruzam entre a vida de Rogério, os textos do almanaque e questões exteriores.

 

Podemos também abordar como romance infantojuvenil, não apenas porque os personagens têm essa faixa etária, mas sobretudo porque a linguagem e boa parte das questões tratadas na narrativa são típicas da adolescência. Podemos entendê-lo também como romance de formação, subgênero que explora uma etapa da vida do protagonista, em geral na juventude, em que ele experiencia eventos intensos que fazem parte de sua formação ética, psicológica, emocional etc.

A cultura digital marca forte presença na realidade da sociedade brasileira. Mesmo aqueles que não têm ou têm pouco acesso aos serviços franqueados por essa cultura estão, geralmente, informados de sua existência, cujas implicações vivenciam cotidianamente, de forma mais direta ou indireta.


Se, desde a primeira página, O almanaque de Lia se apresenta como um romance juvenil contemporâneo, por sua forma de situar os personagens em relação aos artefatos tecnológicos, é a partir do momento em que Rogério abre o pen drive que o livro se torna uma espécie de objeto híbrido, pois, sendo indiscutivelmente analógico, passa a nos contar e a nos mostrar, inclusive graficamente, experiências do mundo digital.

O dragão da maldade e a donzela guerreira

Código da obra: 0397 P24 03 01 000 000

A história de O dragão da maldade e a donzela guerreira propicia um encontro com a literatura de cordel e a cultura sertaneja. Retrata, por exemplo, as relações familiares tradicionais do sertão, centradas na figura do pai, chefe de família e provedor da casa. Convida-nos, desse jeito, a refletir sobre os papéis reservados às mulheres nas estruturas sociais, ou seja, nesse nosso caso, no significado do lugar ocupado na história pelas personagens da mãe e da filha — e de como toda a estrutura familiar tradicional rui quando o chefe da casa, seduzido por uma proposta de trabalho em um momento de desespero, deixa sua terra e não mais retorna.

Antes de sair em busca do pai, Sofia é precedida pelos irmãos, que também desaparecem sem deixar rastro. O encontro com a anciã, que será sua auxiliar mágica, irá revelar que os destinos da moça e de seus irmãos estão diretamente relacionados às suas ações. A menina que cresce em meio à dificuldade e, aos dezoito anos — como se estivesse cumprindo um rito de passagem —, empreende uma jornada da qual não sabe se sairá viva simboliza as heroínas de contos de fadas e míticos, como a Psiquê da mitologia greco-romana, que renasce depois da experiência transformadora pela qual tem de passar.

 

É perceptível, assim, a cada passo dado, que Sofia terá de aprender a lidar com a alteridade para conhecer melhor a si mesma. Esse encontro com a diferença, expresso no texto e nas xilogravuras de Lucélia Borges, em especial a que estampa a capa do livro, é uma experiência transformadora e fundamental para a personagem — e para os leitores. 

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

Sala do Professor

A Sala do Professor da Palavras é um espaço de refúgio e acolhimento para você, colega professor, poder trocar e aprofundar conhecimentos sobre o ambiente escolar e a sala de aula. Você pode conferir os conteúdos abertos no Blog da Palavras, ou com um simples cadastro você consegue acessar os Materiais Formativos que preparamos para você.

Junte-se a nós e faça parte desse projeto de transformação!

Blog da Palavras

No Blog da Palavras, você encontra indicações de conteúdo, curiosidades, entrevistas, episódios do podcast Palavras em Sala de Aula e novidades da editora.

Dois títulos abordam conflitos da juventude e encontros com a diferença.
Quatro títulos apresentam diversidade literária para aos Anos Iniciais
Confira o panorama do ensino no país pelo levantamento divulgado no início de 2024!

Materiais Formativos

Conteúdos teóricos e práticos para apoiar o trabalho em sala de aula. Basta se cadastrar para acessá-los em qualquer dispositivo.

Série de textos abordam conceitos relevantes para professores do Ensino Fundamental.
Série de textos abordam conceitos relevantes para a sala de aula com base nas obras literárias da Palavras.
Confira textos acerca de leitura de imagens em livros infantis e juvenis.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.