Pra cima e pra baixo

Pra cima e pra baixo é um convite para você descobrir e redescobrir muitas maneiras de perceber o que está a sua volta.

Aventure-se nas páginas desse livro!

Veja como tudo pode ser visto de diferentes formas, às vezes até com contradições divertidas!

R$ 36,00

In stock

Informações técnicas

Quem fez

Autor

  • Carla Irusta é formada em Jornalismo pela PUC-PR. Na Espanha, aprofundou-se em Literatura hispano-americana cursando pós-graduação na Universidade de Barcelona. Começou a estudar ilustração em 2006, na Universidade Autônoma de Barcelona. Fez seu mestrado em edição de livros na mesma universidade. At...

Descrição

Pra cima e pra baixo, de Carla Irusta, é uma narrativa em primeira pessoa. Ou seja, há uma voz que nos apresenta fatos ligados à natureza (o Sol, pássaros, peixes, montanha, chuva…) e ações humanas, acompanhada de ilustrações ora de figuras humanas, ora de figuras não humanas. Com essa voz, temos um dos elementos essenciais da narrativa: a personagem principal, nesse caso, uma criança. Com as ilustrações, temos outras personagens complementando a interação no enredo (outras crianças e animais). A história inicia-se no quarto e termina também nele (na cama), contudo o espaço, elemento essencial para as narrativas, dilui-se em muitos lugares ao longo das páginas. O elemento narrativo tempo, por sua vez, limita-se a um dia (o Sol nasce no começo e, no fim, dá lugar à Lua).

O tema central da obra se relaciona ao cotidiano, aos mais diversos acontecimentos observados no correr do dia de diversas comunidades, sejam elas escolares ou familiares, no campo ou na cidade. Fatos que muitas vezes se encontram relacionados ao mundo natural, ao meio ambiente. Um cotidiano marcado pelo ritmo (que se configura na narrativa quase como uma suave brincadeira) do subir e descer, atos contrários e condicionados, por exemplo, pelos caminhos, pela gravidade, pela condição física, a criar movimentação distinta e diversa, que, frequentemente naturalizados, quase passam despercebidos em nossas rotinas.

Pra cima e pra baixo, porém, não escapa à complexidade das obras infantis, o que poderá ser confirmado na mediação da leitura. Nela, a apresentação de uma narrativa dos acontecimentos do cotidiano poderá levar a muitas possibilidades, ao se dar às crianças a oportunidade de criar pequenas crônicas com base em suas vivências pessoais, reais ou fictícias.

Saiba mais sobre a obra

Aprofunde-se no universo da educação.

Newsletter

Seja o primeiro a saber das novidades da Palavras! Assine nossa newsletter e receba as últimas notícias, lançamentos e promoções.

Confira também

Rigoberta Menchú, Dante Liano, Bendita Gambiarra, Ivan Rodrigues Martin
Luís Dill, Paulo Otero
Cristina Bellemo, Mariachiara Di Giorgio, Luciana Baraldi
O quinto episódio convida Ana Maria Doll Ghelere Portas, professora, tradutora e autora de livro didático.
Convidamos o autor e ilustrador Fê, para conversar sobre a união da literatura e da ilustração nos livros infantis.
Nesse episódio, conversamos com o violeiro e professor Ivan Vilela sobre música e cultura popular brasileira.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a proporcionar uma experiência mais personalizada e interessante.