No volume do 7º ano da Coleção Segue a Trilha – História, o livro explora a transição da sociedade medieval à moderna, com destaque para o Renascimento e a Reforma. A formação dos Estados nacionais, em especial os ibéricos, relaciona-se com o posterior processo de colonização da América. Além das colônias inglesas e espanholas, há foco na portuguesa: sobre o Brasil colonial são abordados, entre outros temas, a exploração econômica, o tráfico de escravizados e as resistências negra e indígena.
Antônio Reis Junior é bacharel em História e mestre em Comunicação pela USP. Além de doutor em Educação pela UNICAMP. Atualmente é professor universitário na área de História e Pedagogia.
José Antonio Vasconcelos é graduado em Filosofia pela PUC-PR, mestre em História pela UFPR e doutor em História pela UNICAMP. Atua como professor do departamento de História da USP.
Julio Schneider Neto é bacharel e licenciado em História pela USP, especialista em Gestão Pública pela FGV-SP e mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História pela Unicamp. Atualmente é professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede privada.
Bacharela em História pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede pública e privada. Redatora de livros didáticos.
A Coleção Segue a Trilha – História traz o conjunto de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o segmento, distribuídos em conteúdos didáticos para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Em quatro volumes, com 8 unidades cada um, a coleção tem como principal objetivo apresentar aos estudantes os diferentes processos e dinâmicas por meio dos quais a humanidade, em diferentes tempos e espaços, construiu e constrói sua história.
A relação entre presente e passado, enfatizada pela BNCC para o ensino de História nessa etapa da Educação Básica, é explorada em toda a coleção. Os fatos do passado são colocados em diálogo com o presente, apoiando-se não só em exercícios de reflexão, mas também em notícias, imagens e produções culturais recentes. Incentiva-se a analisar as mudanças e permanências dos períodos estudados, buscando olhar para os múltiplos sujeitos da história.
A coleção leva os estudantes a investigar alguns dos vestígios que sustentam o conhecimento histórico, como documentos de diferentes linguagens, além de procedimentos adotados pelos historiadores. Nesse ponto, não se perde de vista que o saber histórico está em constante construção e resulta de muitos olhares. De certa forma, é um convite para aproximar os estudantes do trabalho do historiador, levando-os a experimentar e tecer, com luzes vindas do passado, uma análise do mundo que o cerca para construir a realidade desejada.
No 7º ano, o livro explora a transição da sociedade medieval à moderna, com destaque para o Renascimento e a Reforma. A formação dos Estados nacionais, em especial os ibéricos, relaciona-se com o posterior processo de colonização da América. Além das colônias inglesas e espanholas, há foco na portuguesa: sobre o Brasil colonial são abordados, entre outros temas, a exploração econômica, o tráfico de escravizados e as resistências negra e indígena.
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